MENSAGEM DO MANDATÁRIO

Nuno Teotónio Pereira, arquitecto
mandatário nacional da lista A - todos pela arquitectura



No quadro das próximas eleições para a Ordem dos
Arquitectos, tendo tomado conhecimento dos objectivos programáticos da candidatura “todos pela arquitectura” e da lista de colegas que se propõe concretizá-los, apraz-me reconhecer que a mesma estará à altura de efectuar a viragem necessária e urgente no sentido de potenciar o alcance social e cultural da nossa actividade profissional.

Efectivamente, apesar do esforço das direcções anteriores,
não tem cessado de se avolumar a gritante contradição entre o número de profissionais disponíveis no mercado de trabalho e a persistente ausência da arquitectura nos novos territórios construídos.

É, por isso, necessário dotar
a classe de instrumentos mais eficazes, na perspectiva comum da defesa da profissão, da prevalência do interesse público e da qualidade do espaço edificado.

No sentido apontado, os Cinco Objectivos Estratégicos e os
projectos e acções fundamentais que são apontadas por esta candidatura constituem um consistente e coerente programa de acção em que avulta a criação de estruturas permanentes, no quadro da OA, que lhe permitam agir com autoridade, credibilidade e eficiência.

Entretanto, a lista da candidatura “todos pela arquitectura” oferece as melhores garantias de sucesso. Efectivamente, trata-se de um conjunto de profissionais com provas dadas em áreas muito diversificadas mas complementares, por forma a permitir que sejam levados a cabo os ambiciosos objectivos do Programa apresentado.


Lisboa, Setembro de 2007