PROGRAMA . 02 . MAIS PROFISSÃO

UMA EQUIPA FORTE COM OBJECTIVOS PRECISOS

Para um novo ciclo da OA e diante da dimensão dos respectivos desafios, são indispensáveis objectivos precisos.

Objectivos que originem projectos e acções, que tenham em linha de conta as principais atribuições estatutárias e as conclusões do último Congresso da OA, e que determinem, em simultâneo, a constituição e o trabalho de uma equipa forte.

2. Mais profissão, não apenas como ofício e prestação de serviços, mas também como reserva especializada de know-how, dada a formação e os conhecimentos específicos, a capacidade adquirida para antecipar cenários previsíveis, a experiência acumulada nos diversos âmbitos do exercício profissional, a especial aptidão para sínteses multidisciplinares e para liderar equipas plurais, procurando melhor regulação e enquadramento legislativo, maior aproximação à encomenda e às oportunidades de trabalho.

MAIS PROFISSÃO

08. Propor novas Políticas de Encomenda Pública e Privada, procurando, tanto quanto possível, idênticas oportunidades para todos os arquitectos e novas oportunidades de acesso ao trabalho.

09. Criar uma Bolsa Nacional de Oportunidades de Trabalho, enquadrando e divulgando distintas possibilidades e saídas profissionais nacionais e internacionais, bem como regimes de voluntariado para apoio, nomeadamente, a refugiados e populações carenciadas.

10. Implementar Colégios de Especialidade na OA, desde logo o de Urbanismo.

11. Acompanhar a conclusão da substituição do Decreto 73/73, procurando inverter as disposições no articulado que penalizam o âmbito do exercício profissional do arquitecto.

12. Implementar estrutura técnica permanente para acompanhamento eficaz das propostas legislativas que incidam sobre o exercício da profissão ou para elaboração de propostas no mesmo âmbito.

13. Rever o Sistema de Admissão, ouvindo as Escolas de Arquitectura, e o Regulamento de Deontologia da OA, equacionando os actuais modelos e ponderando experiências análogas.

14. Participar activamente na Agência de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior.

15. Criar Tabela orientadora de Honorários para o exercício da profissão e um sistema de seguros profissionais.

16. Implementar mecanismos de apoio aos arquitectos que trabalham na Administração Pública.